As maravilhas culturais de Havana!

A cidade de Havana é a maior cidade de Cuba e também a sua capital. Ela está situada na chamada província Ciudad de La Habana e possui por volta de 2,4 milhões de habitantes. Não há palavras suficientes para escrever toda a diversidade e riqueza cultural e histórica de Havana, então que tal tentarmos descrever as maravilhas culturais de Havana?
O local onde está situada a cidade de Havana já era uma área conhecida pelos colonizadores espanhóis no ano de 1514, sob a alcunha de Villa de San Cristóbal de la Habana. Porém, sua fundação oficial só se deu no ano de 1519.
No século 17, a cidade de havana torna-se uma das mais importantes cidades das Caraíbas e também um importante centro de construção naval. Toda a sua construção arquitetônica é pautada em uma mistura de elementos barrocos e neoclássicos, sendo recheada de prédios e monumentos históricos.

As atrações culturais de havana

Como já dissemos anteriormente, a diversidade cultural de Havana é imensa. É uma cidade onde o ecletismo cultural é uma das palavras-chaves da cidade. A multiplicidade de manifestações culturais e artísticas, música, bares, restaurantes, museus, prédios históricos, exposições e eventos culturais é tão grande que é possível se “perder” nesse mar de cultura.
Vamos listar alguns dos atrativos culturais de Havana, para deleite de seus futuros visitantes.

Patrimônio Histórico

Uma das maiores belezas e riquezas culturais de Havana está com certeza no seu patrimônio histórico. O passado histórico e colonial da cidade proporcionou belíssimos exemplares de arquitetura e outras modalidades de monumentos históricos que podem ser apreciados. Há um contingente grande de fortificações, castelos, igrejas, casarões, museus e hotéis.
Há toda uma parte da cidade de Havana, conhecida como Velha Habana, que corresponde uma espécie de grande bairro ou região, cuja área toda foi tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, contando com centenas de monumentos.
Pelo fato de Havana ter sido uma verdadeira ponte comercial entre a América e Europa, era alvo de constantes ataques e por isso foram construídos alguns fortes para proteger a cidade, como a famosa Fortaleza de San Carlos de la Cabaña. Além dos fortes, os outros monumentos podem ser citados, como o convento de Santa Clara, a catedral de Havana e o Capitólio de Havana, por exemplo.

Música Cubana

A música cubana, uma das maiores maravilhas culturais cubanas, em todo o seu fascínio e esplendor, atravessou fronteiras e é ouvida pelo mundo afora. Seu ritmo é incrível e contagiante, sendo quase uma missão impossível não se empolgar e cantar e/ou dançar ao ritmo cubano. As ruas de Havana, principalmente as ruas da Havana Velha estão repletas de músicos extremamente talentosos, que seja nas ruas propriamente ditas ou em estabelecimentos comerciais tais como bares e casas noturnas, entretém a todos os passantes. Um bar bastante famoso de Havana, o La Bodeguita Del Medio, além da arquitetura histórica e inspiradora e do “melhor mojito do mundo”, possui como parte de seus atrativos principais músicos carismáticos e talentosos, cujas performances nos cativam. Havana ainda é palco de renomados festivais culturais internacionais de música, como Festival de Ballet de Havana, o Festival do Novo Cinema Latino-Americano, o Festival de jazz Jazz Plaza e o Festival Internacional de Guitarra Leo Brouwer.

É ritmo de festa: festas e festivais cubanos

Se tem uma coisa que o povo cubano sabe fazer, além de uma excelente música, é festejar intensamente. As festas cubanas são algumas das maiores atrações culturais da cidade de Havana, atraindo os nativos e os turistas. Seu calendário é repleto de festas, algumas delas bastante famosas, como, por exemplo, o Festival Internacional de Ballet de Havana e o já citado Jazz Plaza Festival. O povo cubano tem um particular apreço pela dança, então suas festas e festivais são abundantes nesse aspecto.

Um mergulho cultural em Havana

Talvez por ser a capital e uma das maiores e mais antigas cidades de Cuba, Havana é uma verdadeira “multimilionária” em termos culturais. É um dos seus maiores atrativos e um dos mais abundantes, encantos esses pelos quais não é possível se apaixonar.
A cultura e a história em Havana são dois elementos muito valorizados e apreciados na cidade, por quem faz parte dela e pelos turistas que vêm visitá-la. A despeito de uma situação econômica complicada e questões políticas delicada, há um apreço e carinho muito grande pelas manifestações culturais de todas as modalidades.
WhatsApp chat